Qual o P/L máximo que você pode pagar por uma ação?
Essa é uma dúvida muito comum para investidores iniciantes. Geralmente estes buscam um número mágico, algo como o P/L ideal para comprar ou vender uma ação.
Mas a resposta talvez não seja a que você está esperando: o P/L máximo depende de alguns fatores que iremos explicar nesse artigo.
O indicador P/L
P é o preço que você paga por um ação, L é o lucro. O indicador P/L é o preço de um ação, dividido pelo seu lucro. Em outra visão, é quantos anos você demoraria para receber de volta, em forma de lucro, o capital que você investiu em um papel.
É um dos indicadores mais utilizados na bolsa. Muitos valuations, inclusive de casas de research, são feitos comparando esse indicador de uma empresa com o de outras empresas do mesmo setor.
O múltiplo das empresas pode ser facilmente consultado em sites como Fundamentus.
Apesar de muito utilizado, é geralmente pouco compreendido.
O que está por trás do indicador P/L
O indicador P/L tem relação direta com a taxa de desconto e o crescimento do lucro de uma ação.
A relação é: quanto maior o crescimento do lucro esperado, maior é o P/L merecido pela ação. Quanto maior a taxa de desconto, menor é o P/L merecido.
Aumenta P/L | Diminui P/L |
Aumento no crescimento do lucro | Redução no crescimento do lucro |
Redução na taxa de desconto | Aumento na taxa de desconto |
O P/L Máximo que você pode pagar por uma ação
Como demonstrado anteriormente, isso irá depender da taxa de desconto, o retorno mínimo que você deseja para investir em um ativo; e do crescimento do lucro.
Para facilitar a visualização, montamos uma tabela considerando uma taxa de desconto de 11,8% (6,8% do tesouro longo mais prêmio de risco de 5%), e um crescimento na perpetuidade de 3,5%, que reflete a inflação projetada de longo prazo.
Como fica evidenciado, o P/L máximo a ser pago por uma ação, para obter o retorno desejado, pode variar bastante em função do crescimento esperado. E de quanto tempo esse crescimento irá durar.
Como base de comparação, levando em conta a taxa de desconto de 11,8%:
- Uma ação que já esteja na perpetuidade, e apresente crescimento zero, merecerá um P/L 8,5
- Uma ação que já esteja na perpetuidade, e apresente crescimento 3,5% a.a., merecerá um P/L de 12.
Margem de Segurança no P/L máximo
Mesmo utilizando o P/L como indicador para o Valuation de uma ação, é prudente considerar o conceito cunhado pelo lendário investidor Benjamin Graham: a margem de segurança.
A margem de segurança nada mais é do que uma margem de erro para nossas projeções.
Com base na tabela, você pode considerar uma taxa de crescimento inferior ao que realmente espera que a empresa irá obter, trabalhando com um P/L máximo mais conservador.
Também pode multiplicar o P/L máximo por um número inferior a 1, como 0,7.
Nesse caso, uma ação que merece um P/L 19,5, só seria adquirida caso estivesse negociando com um P/L abaixo de 14.
Conclusão
Quando alguém te falar que uma ação está barata ou cara, por causa do P/L baixo ou alto, lembre-se: existe mais a ser visto do que apenas o múltiplo.